Como o FWA pode nos ajudar no serviço de Banda Larga?

No artigo da semana passada, falei um pouco sobre o funcionamento da tecnologia FWA – Fixed Wireless Access e, porque ela ainda não decolou no país.

Fiquei muito satisfeito em receber alguns feedbacks de amigos e outras pessoas que trabalham com essa tecnologia dizendo que realmente o modelo de negócio adotado pelas operadoras e as limitações do 3G/4G eram realmente o que impediam essa tecnologia de decolar no Brasil.

Nesse artigo eu trago um pouco das minhas reflexões de como o FWA pode ajudar na expansão de banda larga Brasil afora.

Antes de seguir, não deixe de ler o artigo anterior: Você já ouviu falar sobre FWA 5G?

1 – Reduz o cabeamento nos postes e galerias subterrâneas

Hoje, todo e qualquer endereço que deseje ter um acesso banda larga, seja ele único ou no esquema 1 para vários, é necessário que saia um cabo desse endereço e vá até o primeiro equipamento do provedor de conectividade, seja ele um armário na rua, no poste ou até em um PoP, esse cabeamento sendo fibra ou coaxial ele existe. Afinal de contas, precisamos acabar com problemas de excesso de cabeamento como esse:

Emaranhado de cabeamento em postes – Fonte: freepik

2 – Instalações residenciais e prediais

Uma vez que esse cabo entra na propriedade que recebe o link banda larga, o problema apenas muda de endereço. A maioria absoluta das nossas residências, comércios e indústria não foi projetada para receber cabeamento de dados em suas instalações. Então aqui, começam os serviços técnicos provisórios – mais conhecidos como gambiarras.

Quantas vezes não presenciamos cabos acompanhando rodapés e dando a volta em portas? Soltos ou em cantoneiras mal colocadas, ficam mais aparentes ainda. Muitos de nós usamos as vias projetadas para um par trançado de telefone/interfone com um cabo coaxial de bitola muito superior. Resultado, riscos de queda, incêndio e até choque elétrico.

Com o FWA podemos evitar termos todo esse emaranhado de cabos nas residências e quem sabe até receber o sinal de TV. Basta conectar o CPE (Customer Provider Edge), mais conhecido como roteador, na tomada, aguardar o registro na rede e começar a usar via rede Wi-Fi redistribuída por esse equipamento. Falamos um pouco dessa topologia no artigo anterior.

CPE FWA 5G – Fonte: TCL

3 – Cidades sem rede cabeada para banda larga

Muitas cidades no Brasil não tem uma rede cabeada que possa fornecer um acesso banda larga aos seus habitantes. Em outros locais a rede até existe, mas não entrega um serviço de qualidade. Também há a opção via rádio que ainda é muito usada, porém com criptografia não tão robusta quanto as redes celulares e dependente de uma antena para capturar o sinal e um cabo para levar até o modem dentro do local de instalação.

A solução para esses casos também é o FWA, pois além de exigir uma infraestrutura física mais simples tanto do lado da operadora quanto do cliente, a instalação é tão simples que não há necessidade de se manter equipes de cabeamento e ativação em localidades tão remotas.

Veja a comparação da ativação de um CPE no modelo cabeado e no FWA:

Instalação FWA x Cabeada – Fonte: ctimes

 

Conhecia todas essas questões que o FWA pode simplificar?

Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Diretor Especialista de Prática na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas. 

Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia. Fui eleito no final de 2022 como LinkedIn Top Voice de Tecnologia & Inovação. 

Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos, incluindo o cicloturismo.

Artigos relacionados:

Continue me acompanhando no meu Instagram.