Queridos amigos,
Percebi ao longo da vida que todos nós temos a tendência de achar o momento presente mais desafiador que o passado. Por isso a nostalgia nos faz pensar que já vivemos anos melhores do que esse.
2023 foi um mais um ano desafiador para todos nós! Crescemos, batalhamos, vencemos e até perdemos. Porém, certamente avançamos umas boas casas nesse tabuleiro chamado jogo da vida.
Mas antes de chegar na última casa deste 2023, peço licença novamente para desviar a rota que estamos traçando nesta newsletter chamada Tech Talks para fazer alguns agradecimentos a todos vocês!
Os meus agradecimentos de 2023!
Meu primeiro agradecimento vai para Ele, o Pai de todos nós: Deus! A espiritualidade é para mim como um purificador de pensamentos e atitudes, a grande bússola da vida. Santa Rita de Cássia, seguimos mais um ano juntos nas causas impossíveis!
Também devo agradecer às minhas meninas em casa. Assim gosto de falar quando me refiro à minha esposa e à minha filha. Nessa corrida maluca, nelas tenho sempre o meu porto seguro e os sorrisos mais sinceros do mundo! A parceria é enorme e é por vocês que eu sigo adiante! Pai e mãe: tudo isso é fruto daquela sementinha plantada e cuidada durante tantos anos!
Eu tenho outro grupo de meninas que também devo uma parte dos meus agradecimentos. As minhas três magrelas com nomes de cantoras de samba: minhas bikes. Juntos estivemos em grandes desafios esse ano! Vocês são a minha segunda válvula de escape predileta, pois as verdadeiras meninas mencionadas no parágrafo acima são imbatíveis! Evoluímos muitos anos durante esse 2023, e vamos por muitos outros desafios no próximo ano!
Ainda falando de bike, preciso agradecer os meus amigos das mais diversas turmas de pedal. Quantas aventuras juntos esse ano. As manhãs dos finais de semana não as mesmas se não estamos juntos nas tradicionais ciladas. É genial se reunir com tanta gente diferente e unida por um mesmo propósito: pedalar!
Um agradecimento muito especial para a equipe da Kyndryl! Este ano, completei dois anos caminhando ao lado de vocês. Tenho muito entusiasmo em dizer que, em poucas oportunidades na minha vida, trabalhei com uma equipe que reunisse tantos talentos complementares. Quando dizemos que somos o coração do progresso e olho para vocês, meus companheiros de trincheira, tenho a certeza de que não há frase melhor para nos definir.
Falando em companheirismo, meus companheiros de faculdade de engenharia de telecomunicações têm um lugar especial nesses agradecimentos. Os nossos 25 anos de formados não passaram em branco e pudemos comemorar juntos esse marco. É realmente especial fazer parte disso e observar que, mesmo diante de todas as mudanças que passamos individualmente, nosso grupo de amigos segue coeso e unido!
Voltando ao dia-a-dia profissional, é super importante saudar os nossos clientes e parceiros. Pode parecer piegas a frase “ninguém solta a mão de ninguém”, mas eu vejo que exercitamos um pouco disso este ano que foi desafiador para todos nós. Crises vão sempre aparecer. Mas o mais importante é como iremos sair delas.
Ainda falando de parcerias, preciso louvar muito todos os que me convidaram para participar de eventos, palestras e painéis. Foi um ano intenso e o post que fiz na semana passada com parte dos crachás desses eventos mostra um pouco disso. Espero que em 2024 sigamos juntos em muitas dessas iniciativas de tecnologia em manufatura, agro ou saneamento!
Por fim, um agradecimento muito especial a você que está lendo este artigo e acompanhou parte dessa jornada de criação de conteúdo por aqui. Confesso a vocês que duvidaria de mim mesmo se alguém me dissesse que eu seria capaz de criar e compartilhar conteúdo relevante por mais de 1000 dias ininterruptos aqui no LinkedIn. Tenho dito que meus dois maiores combustíveis são a vontade de aprender e a certeza de que estou ajudando pessoas a aprenderem com o que eu compartilho. Muito obrigado mesmo pela parceria! Aqui nessa rede conheci pessoas fantásticas que posso dizer, sem falsa modéstia alguma, que hoje se tornaram amigos e/ou fazem parte daquele grupo de pessoas que me inspiram.
Olhando para o texto acima, preciso louvar a amizade! A todas as pessoas pelas quais nutrimos reciprocamente esse sentimento de proximidade eu preciso agradecer. Uma pessoa “rodada” por esse mundão como eu, só pode agradecer a sorte de conhecer amigos tão fantástico como vocês!
Por último, vou fazer um agradecimento fora do roteiro, porém muito necessário. Na semana passada, no dia 24/12, foi meu aniversário e a quantidade de mensagens que recebi me surpreendeu: centenas! A loucura do final do ano, tanto profissional quanto esportivo, me fez guardar todas com carinho e deixar aqui a promessa de que responderei a todas o mais rápido possível!
Muito obrigado e Feliz Ano Novo para todos!
Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Diretor Especialista de Prática na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas.
Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia. Fui eleito no final de 2022 como LinkedIn Top Voice de Tecnologia & Inovação.
Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos, incluindo o cicloturismo.
Artigos relacionados:
-
Como a Fé e a Tecnologia me fizeram ressignificar a atividade física.
-
Quem foi o homem que conectou o Brasil ao mundo ainda no século XIX?
-
10 Dicas para um bom relacionamento entre o TI e os clientes
-
Como tirar o papel e a prancheta das linhas de produção industriais?
-
Qual foi o marco celebrado na primeira transmissão oficial de rádio no Brasil?
-
Do telégrafo à TV: os 100 primeiros anos das telecomunicações no Brasil
-
Qual a relação entre a invenção do rádio e o Cristo Redentor?
-
Como foi minha primeira jornada de transformação digital no ano 2000?
-
Por que o telégrafo foi nossa primeira arma de guerra tecnológica?
-
Como o Brasil foi o segundo país do mundo a instalar telefones?
-
Por que Marechal Rondon é o Pai das Telecomunicações Brasileiras?
-
O que uma funerária tem a ver com a história das centrais telefônicas?