Tecnologia para o Bem: Como a Inovação pode Resolver Problemas Sociais e Ambientais?

Sempre que compartilho por aqui algo sobre tecnologia que traz um efeito positivo para a vida das pessoas, costumo dizer que esse é o seu melhor uso: tecnologia a serviço das pessoas.

Ela tem um grande superpoder: o de transformar a sociedade e o meio ambiente. A Tecnologia muitas vezes é associada à desigualdade social, ao isolamento digital e questões de sustentabilidade. Por outro lado, ela tem o poder de ajudar a resolver esses mesmos problemas.

Inspirado pelo raciocínio acima, quis trazer aqui um pouco de conhecimento e inspiração sobre como a tecnologia pode (e deve) ajudar a resolver problemas sociais e ambientais.

Vamos nessa?

Problemas Sociais

O céu é o limite quando falamos do potencial da tecnologia em nos ajudar a resolver complexos problemas sociais. Veja aqui alguns exemplos relevantes:

  1. Educação: Um exemplo onde a tecnologia pode ajudar a fomentar a educação é quando essa necessidade vem de áreas remotas. Esse tipo de localidade sempre tem seus desafios de conectividade (Oi, Starlink!) que precedem o uso da tecnologia em si. Bons casos de uso podem ser plataformas de educação à distância e online aliados a recursos digitais focados em educação.

  2. Saúde: Quando falamos de saúde, e ainda pensando em localidades distantes, a telemedicina é a primeira solução que vem à mente. A análise de dados (exames) pode ajudar a prevenir doenças. O uso de IA em análise de exames de câncer de mama pode antecipar o diagnóstico em 28% dos casos.

  3. Desigualdade: Mais educação e saúde podem ajudar a reduzir a desigualdade por si só. Mas usar a tecnologia para proporcionar o acesso a oportunidades de capacitação e empregos para pessoas de baixa renda ou marginalizadas. Quantos treinamentos gratuitos divulgamos por aqui o tempo todo?

Problemas Ambientais

Há uma série de fatores que uma sociedade em crescimento e evolução intensas como a nossa impactam no meio ambiente. Ao mitigar alguns desses problemas, podemos contar com a tecnologia em algumas áreas:

  1. Clima: aumentar o uso de energia sustentável pode nos ajudar a reduzir a emissão de gases. Monitorar o clima pode ajudar a salvar vidas e reduzir os prejuízos como as intensas chuvas de verão que estamos vivendo. Avisar as pessoas para que se programem também é essencial. As mensagens de alerta nos celulares, chamadas cell broadcast, acabaram de estrear em boa parte do território nacional.

  2. Conservação: Proteger a biodiversidade também pode ser um papel importante para a tecnologia. Monitorar biomas e animais pode ajudar a prevenir mais perdas. Monitorar áreas de queimadas por dois motivos: combater os incêndios ilegais e antecipar o combate a eles antes que fujam do controle.

  3. Reciclagem: Há um potencial enorme em reusar matéria-prima decorrente de resíduos. Otimizar rotas de coleta, lixeiras inteligentes e sistemas que possam auxiliar no processamento de resíduos são iniciativas que podem ser impulsionadas por tecnologia.

Projetos para se Inspirar

  • Projeto Loon: Iniciativa criada pelo Google visando lançar balões na atmosfera – cerca de 20km da superfície – que possam fornecer acesso à internet para áreas remotas. O projeto foi encerrado em 2021, mas iniciativas como o Starlink e o Projeto Kuiper vêm fazendo o mesmo papel.

    Balão do projeto Loon – Fonte: BBC
  • Microsoft Tech for Social Impact: com todas as organizações passando por iniciativas de transformação digital, aquelas que são sem fins lucrativos também têm seus desafios. A Microsoft oferece capacidade computacional, treinamento e suporte para que essas entidades usem as suas ferramentas.

  • Open Street Map: Iniciativa sem fins lucrativos que faz um mapeamento colaborativo global visando compartilhar acesso gratuito a dados de mapas para comunidades do mundo todo.

Parear tecnologia e desenvolvimento sustentável é complexo e multifacetado. Por mais que afirmemos que a tecnologia tem potencial para resolver questões sociais e ambientais, ela também pode agravar ou perpetuar esses problemas.

Por isso, devemos enxergar a tecnologia com olhos de oportunidade e missões claras: promovendo o desenvolvimento sustentável e fazendo aquilo que comentamos no início do artigo – melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para alcançar esse futuro, devemos investir em tecnologias inovadoras para resolver essas e outras questões, contribuindo para a evolução rumo a um mundo mais justo e sustentável.

Publicado originalmente em mauroperiquito.com

Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Diretor Especialista de Prática na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional, tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas.

Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia. Fui eleito no final de 2022 como LinkedIn Top Voice de Tecnologia & Inovação.

Durante minha carreira, trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos, incluindo o cicloturismo.

Artigos relacionados: