Sustainability Ops, o futuro da TI é verde?

Já percebeu que temos inserido no nosso vocabulário de tecnologia várias palavras terminando com “Ops”? DevOps, FinOps, AIOps, SecOps e outras tantas que surgem de tempos em tempos.

Apesar de parecer “modinha”como dizemos por aí, existem algumas razões bem importantes que embasam o uso desses termos e dos programas por trás deles. Nos últimos 30 anos, transformamos a tecnologia da Informação.

Vivemos uma fase de expansão intensa com a tecnologia chegando até a mão de todos nós e de certa forma influenciando na maneira como vivemos e nos relacionamos com as outras pessoas.

Porém, chegamos em um momento de repensar essa estratégia e surgiram os termos Ops para nos ajudar a racionalizar o uso da tecnologia. O meio ambiente também quer fazer parte dessa discussão e o tema Sustainability Ops surge como um framework importante.

Bora descobrir como podemos nos beneficiar dessa iniciativa?

Por que xOps?

Fazer mais com menos faz cada vez mais sentido e os departamentos de TI das organizações vêm sendo constantemente pressionados por serem mais eficientes, melhorando a capacidade de suas operações.

Criar valor para o negócio é palavra de ordem e eficiência, observabilidade, otimização de recursos, compliance e governança sãos os grandes aliados nessa jornada. Neste sentido fizemos muitos investimentos em nuvem, porém nem todos se mostraram ser as melhores opções. Parte da resposta passa pela modernização de aplicações, que têm sido analisadas com mais critério e se adaptando a uma abordagem de TI híbrida. O resultado que vemos, é que em diversos estágios de maturidade, rumamos neste caminho.

Sustainability Ops, o futuro da TI é verde?

Além de repensar a eficiência da infraestrutura de TI e do ecossistema de aplicações, vivemos a era dos dados. Cada vez mais, coletamos, transportamos, tratamos, interpretamos e armazenamos eles. Toda essa demanda tem feito com que o consumo de tecnologia esteja crescendo rapidamente. Vejam as preocupações dos executivos de TI, segundo o IDC, quando falamos da implantação de AI/GenAI:

Pesquisa sobre uso de AI – Fonte: IDC

Um efeito colateral disso é como estamos usando recursos naturais em TI. Fazer um uso racional e eficiente desses recurso, pode reduzir a pegada de carbono da tecnologia e também fazer com que reduzamos custos de projetos e operações.

Sustainability Ops em tecnologia refere-se a práticas e operações que visam tornar as atividades tecnológicas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Isso pode incluir a implementação de estratégias para reduzir o consumo de energia, minimizar o desperdício, promover a reciclagem de equipamentos eletrônicos e utilizar fontes de energia renovável.

Além disso, envolve a adoção de tecnologias e processos que ajudam a monitorar e gerenciar o impacto ambiental das operações de TI, como a utilização de Inteligência Artificial e Análise de Dados para otimizar o uso de recursos e melhorar a eficiência energética.

Alguns exemplos práticos de iniciativas de Sustainability Ops:

  • Entender o comportamento de aplicações para que elas estejam disponíveis somente nos horários necessários e ocupando capacidades de processamento, memória e discos sem exceder o necessário.

  • Em uma abordagem de TI híbrida, contar com ambientes de nuvem pública ou privada para suportar crescimentos temporários como, por exemplo, aumento de vendas em datas comemorativas.

  • Repensar a arquitetura física dos datacenters otimizando a dissipação de calor dos equipamentos – reduzindo o consumo de energia, avaliar uma matriz energética renovável, reuso de água, descarte adequado de embalagens e um destino correto aos equipamentos obsoletos.

Apesar dessa agenda de Sustentabilidade não estar presente na agenda da maioria dos gestores de TI, os Boards Executivos das organizações tem discutido com muita intensidade sobre a pegada de carbono dos seus negócios.

Portanto, o papel de tecnologia pode ser nesse momento proativamente mostrar como está fazendo uso racional dos recursos e quanto está reduzindo a pegada de carbono do seu ecossistema tecnológico.

E você, como vê a adoção de Sustainability Ops em TI?

Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Diretor Especialista de Prática na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas.

Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia. Fui eleito no final de 2022 como LinkedIn Top Voice de Tecnologia & Inovação.

Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos, incluindo o cicloturismo.

Artigos relacionados:

Bibliografia