Tudo que tem nome em inglês parece atrativo aos nossos ouvidos e mente. Em tecnologia e diversas outras disciplinas do setor produtivo, tendemos em manter esses anglicismos ora pela atratividade do nome, ora por um mero alinhamento conceitual com o resto do planeta.
Quando eu li o termo Digital Thread pela primeira vez, o que mais me chamou a atenção foi o desafio de como traduzir este termo para o português usando palavras que fizessem sentido. Fio Digital, Cadeia Digital, ou até Trilha Digital, tem pelo menos uma semelhança: as três traduções dão uma certa nuance de continuidade e isso já dá um bom spoiler do que este termo significa.
Voltando para o Digital Thread e aproveitando uma das traduções acima, a Indústria 4.0 me parece ser o fio condutor desse tipo de programa.
Bora seguir esse fio?
O que é Digital Thread?
O Fio Digital conceitualiza a ideia do fluxo de informações gerado durante todo o ciclo de vida de um produto. Este ciclo pode se iniciar lá no beneficiamento da matéria-prima, passar pelas diferentes fases da produção, armazenamento, distribuição, venda ao consumidor e ir até o final da vida do produto em seu descarte.
Veja que esse fio digital que conecta todas essas etapas, pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento do produto, coletando informações importantes obtidas durante o ciclo de vida do produto que podem fomentar inovação, iniciativas de eficiência operacional e, porque não, novos negócios?
Com essas informações fluindo em tempo real, com as análises sendo executadas de maneira correta, podemos ter ciclos de melhoria inovação muito mais curtos do que as áreas de manufatura estão acostumados.
Outra característica importante de iniciativas de fio digital, é que a coleta de informações dos diversos processos do ciclo de vida de um produto, podem servir como base para a criação de um Gêmeo Digital do sistema todo. Assim podemos analisar o comportamento de mudanças simuladas em ambientes virtuais, evitando assim a corrida de experimentação na produção.
E o que a Indústria 4.0 tem a ver com isso?
Na verdade, tem tudo a ver! Se estamos falando em um programa chamado fio digital da indústria, baseado em dados dos diversos processos desde a matéria-prima até o destino que é o uso pleno deste produto, a relação com Indústria 4.0 é total!
Falando dos dados utilizados, podemos começar pelos dispositivos IoT que fazem a coleta dos dados em tempo real no chão de fábrica, armazéns, transporte e até em mecanismos call-to-home em produtos já em uso pelos clientes.
Também podemos falar da conectividade e da arquitetura das redes de TA, que seguindo as melhores práticas e modelos reconhecidos no mercado como ISA-95, conectam os sensores e atuadores com as aplicações responsáveis pelas análises de dados e suporte a tomada de decisões.
Ainda falando em aplicações, outra parte importante de programas de Fio Digital e Indústria 4.0 é a integração entre os diversos sistemas que gerenciam diferentes fases do processo produtivo:
-
PLM – Product Lifecycle Management
-
MES – Manufacturing Execution System
-
ERP – Enterprise Resource Planning
-
WMS – Warehouse Management System
-
TMS – Transport Management System
-
Demais aplicações inerentes ao processo (suporte do produto, atendimento ao cliente, etc.)
Você já tinha ouvido falar em Digital Thread ou Fio Digital e sua importância para a inovação e o desenvolvimento de produtos na indústria?
Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Diretor Especialista de Prática na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas.
Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia. Fui eleito no final de 2022 como LinkedIn Top Voice de Tecnologia & Inovação.
Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos, incluindo o cicloturismo.
Artigos relacionados:
-
O que o Saneamento tem a ver com o Primeiro Computador do Brasil?
-
Por que só monitorar infraestrutura de TI não é mais suficiente?
-
Como a banda 6GHz virou ponto de discussão entre o 5G e o Wi-Fi 6E?
-
Quando um Plano de Continuidade de Negócios pode salvar a sua empresa?
-
Qual é a importância de um Plano Diretor de TI para as organizações?
-
Será que o Legado de TI é algo que realmente queremos deixar?
-
Como a evolução dos satélites vem mudando a maneira que nos comunicamos?
-
Quais cases de Edge Computing podem tornar nossas vidas mais seguras?
-
Como tirar o papel e a prancheta das linhas de produção industriais?
-
Por que essa rede se chama móvel e os dispositivos, celulares?
-
Pequenos Pacotes e Grandes Alcances: Chegou a vez do Sigfox!
-
Seria o LoRa a solução para todos os problemas de conectividade IoT?
-
Você já ouviu falar em ZigBee? A chance de você estar usando sem saber, é grande!
-
Qual a relação ente um Rei Nórdico do dente podre e a transmissão de dados sem fio?
-
Qual é a tecnologia que vai resolver o problema de conectividade do Agro?
-
Como a conectividade e a transformação digital podem ajudar a transformar a educação?
-
Como as redes privativas estão mudando o protagonismo das redes móveis?
-
4 segmentos onde IoT e constelações satelitais podem fazer a diferença em áreas remotas
-
Por que o setor financeiro pode se transformar novamente com o 5G?
-
Como as operadoras regionais irão impulsionar o 5G Brasil afora?
-
Como o 5G pode ajudar a trazer tecnologia para o saneamento básico?
-
Como o 5G pode ajudar a trazer tecnologia para o saneamento básico? – Parte 2
-
4 aplicações que usam o 5G para prevenir acidentes e salvar vidas.
-
Quando uma rede privada em 4G pode ser a solução mais adequada?
-
Quais os requisitos técnicos para ativar uma rede 5G privada?
-
Por que a banda de 3,5 GHz é a grande protagonista do 5G no Brasil?
-
É possível o 5G interferir nos radares altimétricos dos aviões?
-
Como o Network Slicing do 5G pode melhorar nossas comunicações móveis?
-
Por que tem 5G no meu celular se o leilão acabou de acontecer?