Quem inventou a TV e como ela chegou no Brasil?

Praticamente um século separa os dias 11/05/1852 e 18/09/1950. Os primeiros 100 anos das comunicações no Brasil, que começaram ainda no Segundo Império com D. Pedro II, tiveram seu fim de ciclo marcados pela chegada da televisão no Brasil em pleno governo do Presidente Dutra.

A TV no Brasil

O início oficial da TV em setembro de 1950 só foi possível graças ao jornalista Assis Chateaubriand, que trouxe ao Brasil uma solução completa de televisão para fundar a TV Tupi. A primeira transmissão foi bastante modesta e às 17h30 daquele dia 18 – depois de muitos imprevistos e atrasos, a TV brasileira estreou com a atriz mirim Sonia Maria Dorce, vestida de índio declarando: “Boa noite! Está no ar a televisão brasileira!”.

A TV Tupi São Paulo – canal 3, tem uma boa carga de pioneirismo. Além de ter sido o primeiro canal da América do Sul, também foi o quarto canal em operação do mundo. Novamente o Brasil no pioneirismo das comunicações.

Mas essa não foi a primeira transmissão de TV no Brasil. Anos antes, na Zona da Mata mineira em Juiz de Fora, o técnico em eletrônica natural de Leopoldina-MG Olavo Bastos Freire, fez uma transmissão experimental entre uma câmera dotada de uma antena e uma TV de três polegadas em 28 de setembro de 1948.

Quanto a audiência do início da TV no Brasil, pode-se dizer que ela foi bastante modesta, uma vez que o alto custo dos aparelhos os tornava um sonho distante para os brasileiros e seus lares. Pensando nisso e também com o intuito de apresentar a televisão para as público geral, Chateaubriand espalhou pela cidade de São Paulo aparelhos televisores para que o público pudesse acompanhar a estreia dessa tecnologia.

Chatô e a primeira transmissão de TV no Brasil

Quem inventou a TV?

Existem muitas contradições na história da Televisão. A invenção teve a contribuição de muitas pessoas tentando desenvolver o mesmo produto. Entre modelos de transmissão de imagem por via mecânica e eletrônica, três figuras se destacaram nesse campo:

  • O escocês John Logie Baird em 1926 quando fez uma demonstração em Londres a um grupo de cientistas da Academia Britânica do seu modelo de televisão mecânica.

Baird e o seu invento – Fonte: Royal Television Society

  • Philo Taylor Farnsworth, americano, em 1927 mostrou seu tubo de raios catódicos usado para obter a transmissão de imagens por via eletrônica em algumas feiras científicas e assim veio a invenção da TV de tubo popularizada até os anos 90.

Farnsworth e seu tubo de raios catódicos – Fonte: Corbis-Bettmann

  • Vladmir Zworykin que era russo, também pode ter seu evento creditado como o início da TV. Teve até um contrato com a gigante RCA.

Falando um pouco das transmissões fora do Brasil, grandes marcos compartilham a história das primeiras transmissões de TV:

  • A coroação do Rei George VI em 1936 foi a primeira transmissão feita pela britânica BBC. Como era um aparelho bastante caro, estima-se que algo entre 30 e 50 mil televisores receberam essa transmissão.
  • O Discurso do presidente americano Roosevelt na Feira de amostras em Nova Iorque. Nesse evento também tivemos a apresentação da TV pela empresa alemã Telefunken ao público.
  • Entre 1935 e 1944 a primeira cadeia de televisão pública do mundo funcionou na Alemanha nazista: “Fernsehsender Paul Nipkow”. Existia um plano de transmitir os jogos olímpicos de Berlim em 1936 e a mesma Telefunken acelerava a produção de aparelhos, mas a Segunda Guerra Mundial cancelou os planos.

Em 1941, foi inaugurado o primeiro canal licenciado de TV: a NBC em Nova Iorque, que usava o topo do icônico edifício Empire State para servir como torre de transmissão! A instalação das antenas se deu no final da obra do edifício em 30/10/1931.

Antena da NBC no topo do Empire State Building

A TV, apesar do debute nos anos 50, só foi se popularizar no Brasil na década de 70 e não parou de evoluir. Mas isso é papo para outro artigo…

E você, já conhecia a história da TV?

Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Associate Partner na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas. 

Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia. Fui eleito no final de 2022 como Linkedin Top Voice de Tecnologia & Inovação. 

Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos, incluindo o cicloturismo.

Artigos relacionados:

Bibliografia:

Continue me acompanhando no meu Instagram.