3 casos de uso com 5G na Saúde

Mais exemplos de aplicações práticas aliadas as redes móveis? Durante essa série de artigos sobre 5G, temos falado muito sobre como a tecnologia funciona e seus aspectos tecnológicos.

O avanço das implantações de 5G SA – Standalone é uma realidade: a tecnologia aplicada com todas as suas funcionalidades até 27/11/2022 nas capitais, a uma proporção de uma antena para cada 100 mil habitantes – cerca de 130 por operadora, no caso de São Paulo-SP. O mercado vem ditando um ritmo muito maior que esse e os primeiros números de ativações estão bem acima disso.

Se você ainda não leu essa série, veja exemplos de casos de uso em diversas áreas que podem ser habilitados com o 5G:

Um bom artigo para começar a entender o 5G, é esse com algumas dúvidas da tecnologia: 9 perguntas sobre o 5G: um guia prático de tecnologia.

Vamos tratar nesse artigo de alguns exemplos de cases práticos aplicados em um segmento de negócios vital para a todos nós: a saúde. Esse setor é tão importante no Brasil pois ele responde por 4% do PIB movimentando R$ 340bi por ano.

Este também é um mercado muito importante para as operadoras, pois com a dispersão geográfica da maioria dos casos de uso, serão nas suas redes que o tráfego dessas informações fluirá. Segundo uma pesquisa da Ericsson, a digitalização desse setor custará U$ 75,7 bi até 2026.

Receita das operadoras com o setor de saúde – Fonte: Ericsson

A melhoria tecnológica que o 5G está trazendo não se restringe a mais velocidade como muitos pensam e no setor de saúde uma das características mais importantes é a confiabilidade. Informações de saúde são do tipo missão crítica e a comunicação não pode falhar de maneira alguma. Consegue imaginar uma consequência drástica se a rede não entregar um alarme de um paciente em estado crítico? Essas e outras características do 5G são cruciais para o setor de saúde:

5G e Saúde – Fonte: STL Partners

Ter uma rede sem fio de alta performance e confiável nos possibilita diversas aplicações que podem não só salvar vidas como também proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Falando em saúde as primeiras aplicações que vêm à cabeça de todos são a telemedicina e as cirurgias robóticas com médicos a milhares de km de distância. Apesar de serem grandes aplicações e com um potencial de uso muito alto, preferi trazer aqui quatro aplicações que não estão tanto na mente das pessoas, porém são tão interessantes quanto as outras:

1 – Ambulância conectada.

A diferença entre salvar uma vida ou não pode estar na velocidade com a qual uma informação flui e a qualidade dela, concorda? Pois conectar uma ambulância com 5G pode trazer esses benefícios.

Duas situações podem ser endereçadas com o uso da tecnologia:

  • Compartilhar com a equipe de emergência dos hospitais vídeo em tempo real para que eles mesmos interpretem as condições dos pacientes e se preparem com antecedência para a sua chegada;
  • Engajar um especialista com o time na ambulância para que primeiros-socorros mais especializados possam ser prestados ainda no caminho até o hospital.

Demonstração de ambulância conectada na Malásia – Fonte: Enterprise IT News

2 – Monitoramento remoto de administração de medicações

Segundo dados somente 57% das pessoas tomam medicamento de maneira correta quando não estão sob supervisão. A proposta da Paman é ser um equipamento que nos horários corretos receba uma ligação da central de cuidadores para que estes possam via videochamada supervisionar se o paciente está se medicando de maneira correta, seja ele um comprimido, injeção ou pomada.

3 – Interpretador e Assistente Visual

Imagine uma pessoa que tem dificuldades com a sua visão. Mesmo que conheça os locais que frequenta, conte com a ajuda de pessoas, existirão locais onde ela pode precisar de uma ajuda externa. A Aira é um aplicativo que se propõe a ajudar pessoas remotamente usando a câmera dos celulares para captar as imagens do ambiente e os alto-falantes para enviar as direções. Enfim, o vídeo abaixo explica como esse aplicativo vem mudando a vida das pessoas que tem deficiência visual:

Gostou de conhecer esses casos bastante diferentes em que o 5G pode ajudar o setor de saúde?

Ficaria feliz em discutir pelos comentários ou numa mensagem de Inbox.

Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Associate Partner na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas. 

Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia.

Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos incluindo o cicloturismo.

Artigos relacionados:

Bibliografia:

Continue me acompanhando no meu Instagram.