Chegou a hora das redes 5G privadas?

Essa é uma boa pergunta! Como qualquer solução que chega ao mercado, as redes 5G privadas estão buscando seu espaço. Tanto é que na indústria automotiva, segundo pesquisa do Gartner, 53% dos executivos de tecnologia afirmam estarem dispostos a investir em 5G nos próximos 24 meses!

Além do tripé já conhecido da 5ª geração de telefonia celular (maior velocidade, menor latência e alta densidade de dispositivos conectados simultaneamente), existe uma série de outras vantagens que o 5G privado pode trazer e iremos abordá-las nesse artigo.

1 – Regulamentação

Em 27 de junho de 2022, a ANATEL publicou o ato 8991 que regulamenta o uso da faixa de frequências destinadas ao 5G privado: 3,7GHz a 3,8GHz. A partir desse ato, foram formalizados requisitos para coexistência de sistemas que terão proximidade geográfica. Redes regulamentadas, não tem problemas de interferência como em sistemas de frequência não licenciada, Wi-Fi, por exemplo.

Outro ponto bastante relevante é o custo da outorga. Um exemplo do próprio texto diz que: “Para o caso de uma autorização em São Paulo/SP, em 3,75 GHz, com 100 MHz de largura, com raio de cobertura de 1 km, por 10 anos o preço público pelo uso de radiofrequências é de R$ 860,30.”

Há também uma cartilha com informações sobre outorga disponível no site da ANATEL.

Cartilha redes privadas – Fonte: Anatel

2 – Controle sobre a privacidade dos dados

Uma das preocupações das organizações no sentido de instalar uma rede 5G é por onde os dados gerados em devices conectados a essa rede passarão. Com a arquitetura de uma rede privada, os dados não precisam ir até uma rede de terceiros que controla essa rede móvel, uma vez que o controle pode ficar na própria rede. Veja abaixo um exemplo de topologia que ilustra esse caso:

NPN (Non-Public Network) standalone – Fonte: 5G – ACIA

3 – Modularidade e mobilidade

Certamente esse é um dos meus favoritos! Entendi sobre modularidade caminhando pela linha de produção de uma das indústrias automotivas mais produtivas do Brasil. O engenheiro me explicava que por ser uma linha de produção modular, as mudanças de layout da planta quando aconteciam, eram uma tremenda dor de cabeça devido à conectividade.

Reorganizar o cabeamento estruturado gasta um tempo precioso nessas paradas programadas e se pudesse ser eliminado ao ser substituído por redes sem fio ajudaria bastante.

Aqui você deve estar se perguntando, mas e o Wi-Fi? Sim, ele deve endereçar uma parte dessas questões, mas o 5G tem algumas vantagens que podem ser cruciais para alguns casos de uso como, por exemplo, maior confiabilidade, pois usa uma faixa de frequências regulamentada — mitigando a questão de interferências de outro sistema, e a mobilidade. As redes celulares já nasceram com o conceito de mobilidade dos devices entre áreas de cobertura de diversas antenas — chamado de roaming, num conceito mais amplo do que usamos.

AGVs (Automated Guided Vehicles) em um teste de 5G privado – Fonte: Siemens

4 – Resposta a incidentes e falhas

Possuir todo o sistema operante de uma rede 5G privada nas unidades de uma organização, faz com que o time de TI tenha controle total sobre a operação do mesmo, não dependendo, por exemplo, da disponibilidade da rede da operadora ou de links de comunicação. Tais características podem ter um impacto positivo no tempo de resposta a incidentes e falhas e consequentemente na disponibilidade do sistema.

Rede Privada Industrial – Fonte: 5GRadar

Será que com todas essas vantagens, chegou a hora das redes 5G Privadas?

Sou Mauro Periquito, Engenheiro de Telecomunicações e Associate Partner na Kyndryl, onde desenvolvo e gerencio projetos de transformação digital para indústria, utilities, mineração, agronegócio e operadoras de telecomunicações. Em minha trajetória profissional tenho como propósito traduzir as necessidades dos clientes em soluções customizadas. 

Também atuo em outras frentes como mentor, palestrante, conselheiro consultivo e escrevo diariamente no LinkedIn sobre gestão de pessoas, carreira, inovação e tecnologia, com a missão de trazer uma visão descomplicada sobre a tecnologia. Fui eleito no final de 2022 como Linkedin Top Voice de Tecnologia & Inovação. 

Durante minha carreira trabalhei em multinacionais no Brasil, países da América Latina, Espanha, Porto Rico, Emirados Árabes Unidos e Qatar. Em meu tempo livre, sou um grande entusiasta do ciclismo em seus diversos modos, incluindo o cicloturismo.

Artigos relacionados:

Bibliografia:

Continue me acompanhando no meu Instagram.